sábado, 24 de novembro de 2007

Projecto_Imagem Mediática_ex2



Reflexão sobre um objecto mediático


Debruçando-nos sobre o assunto mediatico “Anorexia”, que é transversal à cultura ocidental, propomos uma reflexão sobre o tema no sentido dos primeiros indícios para o problema..
Queremos com isto salientar a sua origem não na adolescência como muitas vezes referenciada, mas sim num patamar mais precoce ainda. Referimo-nos aos primeiros anos da infância em que as crianças partilham e constroem gostos com os objectos que fazem parte do seu pequeno mundo. Mais concretamente, o exemplo da “Barbie” é um indicador flagrante desta questão. A infância cada vez mais marcada por um ideal de beleza que gera imagens associadas a todo um universo fantástico e de sonho.
Neste sentido, as imagens apresentadas exibem esta causa / efeito que aponta na imagem um poder fortíssimo, até mesmo decisivo capaz de moldar o comportamento dos que por ela se deixam abranger.
A abordagem escolhida não pretende explorar discursos de horror como está em voga na actualidade. O uso de imagens fotográficas do corpo feminino num estado de decadência fisica transmite a mensagem, mas fazendo desviar o olhar do observador. Escolhemos uma narrativa em que o objectivo não é chocar mas alertar a consciência para um mal potencial que pode circular em imagens aparentemente inofensivas.

Grupo de trabalho_ Lara, Luísa, Verónica

Nenhum comentário: