quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Corps Bride








Corpse Bride (A Noiva Cadáver) é um f ilme de animação em stop motion de 2005, produzido e co-dirigido por Tim Burton e dirigido por Mike Johnson.

A história é baseada num conto russo-judaico
do seéculo XIX e é ambientada numa fictícia Inglaterra da era victoriana. Filmado em Londres, possui as vozes de Johnny Depp como Victor Van Dort e Helena Bonham Carter como a Noiva-Cadáver.

O filme foi indicado na categoria de Melhor Animação
na 78ª Cerimônia do Oscar, mas acabou perdendo para outra animação em stop motion, Wallace & Gromit: The Curse of The Were-Rabbit.

O filme possui uma semelhança com Nightmare Before Christmas
, outra produção em stop motion, dirigida por Henry Selik e baseada num poema de Tim Burton, no qual o diretor de Corpse Bride, Mike Johnson, trabalhou como animador. Também apresenta traços de outro filme de Burton, Beetlejuice, em especial nas cenas que mostram o mundo dos mortos e seus habitantes falecidos. Alguns comerciais de Corpse Bride foram até mesmo acompanhados de canções de The Nightmare Before Christmas ("What's This", especificamente).

Elenco de vozes

Johnny Depp .... Victor Van Dort
Helena Bonham Carter .... Emily (Noiva-Cadáver)
Emily Watson .... Victoria Everglot
Tracey Ullman .... Nell Van Dort e Hildegarde
Paul Whitehouse .... William Van Dort, Mayhew e Paul, o Cabeça dos Garçons
Joanna Lumley .... Maudeline Everglot
Albert Finney .... Finis Everglot
Richard E. Grant .... Barkis Bittern
Christopher Lee .... Pastor Galswells
Michael Gough .... Velho Gutknecht
Jane Horrocks .... Viúva Negra e Sra. Plum
Enn Reitel .... Verme e Espalhador de Notícias da Cidade
Deep Roy .... General Bonesapart
Danny Elfman .... Bonejangles
Stephen Ballantyne .... Emil



Corpse Bride_Trailer





Corpse Bride_Piano Duet





Corps Bride_Tears to Shed





Corps Bride_Remains of the day










Críticas:

A Noiva Cadáver é uma obra de um esplendor visual extremamente cativante, saída do imaginário de Tim Burton, senhor que já nos habituou a um mundo muito próprio de fantasia, não deixando de nos surpreender.

Mais de uma década depois de The Nightmare Before Christmas, Tim Burton cria, mais uma vez, uma bela peça de animação. Os clássicos negros, ocultos e românticos são novamente a opção de Burton, dando continuidade à tradição iniciada com filmes como
Edward Scissorhands. Baseado num conto popular russo, A Noiva Cadáver conta a história do desajeitado e tímido Victor, que se vê envolvido numa embrulhada, paralelamente no mundo dos vivos e dos mortos, onde em ambos os lados faz o papel de noivo. Uma história de contrastes num mundo de contrastes, em que os mortos vivem num ambiente muito mais festivo e alegre, em oposição aos vivos que parecem deambular por um mundo escuro e triste. As personagens e os ambientes tão característicos do imaginário de Burton ganham vida novamente através da animação stop-motion, em alternativa à cada vez mais prolífera animação gerada por computador.
Foi no entanto o realizador Mike Johnson e a sua equipa de animadores quem mais contribui para o parto desta obra, já que Tim Burton estava essencialmente nas rodagens de Charlie and the Chocolate Factory. Tal como este, Corpse Bride impressiona essencialmente pelo aparato visual, em detrimento da história, que é aqui completamente remetida para segundo plano, ficando aquém da fantástica fábula adulterada de The Nightmare Before Christmas.

As imagens são fantásticas. Sim, fantásticas, deslumbrantes, impressionantes. É quase inacreditável que tais imagens sejam reais. Ainda que utilizada tecnologia de ponta para a criação dos bonecos robotizados, de forma a facilitar o trabalho dos animadores, é de louvar a opção de Burton e da sua equipa pela animação tradicional frame a frame, com modelos das
personagens e cenários físicos em detrimento dos virtuais, usados apenas quando estritamente necessários.A composição musical está novamente a cargo de Danny Elfman, que frequentemente coloca os espectadores a cantarolar as suas composições muito depois da visualização do filme, noutras obras. Aqui, a composição tem potencial. A ver vamos se me apanho inconscientemente a cantarolar temas da Noiva Cadáver, daqui a uns tempos.

Não houvesse uma comparação possível às suas obras anteriores, especialmente a The Nightmare Before Christmas, e Corpse Bride teria sem dúvida agarrado muito mais pontos e alcançado um patamar mais alto. Mas recomenda-se! Dance com esqueletos, largue um sorriso grande e deleite-se com a bela visão da vida para além da morte.

Carlos Moreira
2005



Links:

http://wwws.pt.warnerbros.com/corpsebride/

http://www.corpsbridemovie.com/

http://www.imdb.com/title/tt0121164/

Soundtrack: http://www.warnerbrosrecords.com/corpsebride/

Nenhum comentário: