domingo, 14 de outubro de 2007

3+3+1_MDI_apresentação_Fbaup



























.::Retrato Psicológico::.






















.::Exemplo do projecto de desenho III::.



















.::Exemplo do projecto de atelier de escultura, 4º ano::.



Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Mestrado Design da Imagem (5ºano)
2007-2008




____________________________________________________________________



_Sinopse


O meu projecto de atelier do ano passado (2006/2007) partiu de um processo de desenvolvido num projecto de trabalho do 3º ano, no ponto da proposta de trabalho 1) 3ª fase “Analisada por dentro”, ou seja, um retrato psicológico, no qual resolvi desenvolver a questão do meu diário.
Este consistiu em bordar em tecidos de feltro as frases que mais me marcaram desde a minha infância.






















.::pormnenor do projecto "analisada por dentro"::.



Para além desta linguagem, resolvi introduzir um outro registo desenvolvido num projecto de desenho III (3º ano). No qual foram realizadas experiências com colagens de papel de lustro colorido, papel de jornal, papel texturado, etc. Criação de desenhos sobre papel de acetato com corrector e canetas de acetato, solucionando assim, sobreposições de desenhos sobre um fundo criado em colagem.

Em conclusão, optei por fundir os dois tipos de linguagem, mas substituindo-os por outros materiais, como o acetato pelo vidro, a caneta de acetato e o corrector por tintas de vidro, a criação de fundos em vez do papel, os tecidos bordados. Em vez de desenhar com lápis, desenho com a agulha. Ou então, como diz Louise Bourgeois:”Sempre tive um fascínio pela agulha.Pelo poder mágico da agulha. A agulha é usada para reparar o estragado. É um grito contra o esquecimento.”

A minha preocupação ao longo do passado ano lectivo foi a questão da imagem do meu trabalho perante mim e perante os outros.

Sendo a questão da imagem já colocada desde o início do pensamento filosófico. Já na Alegoria da Caverna, Platão desenvolve esta questão, colocando a imagem para alegorizar, falando do estado do conhecimento. Segundo ele, “chamo imagens em primeiro lugar às sombras, em seguida aos reflexos que vemos nas águas ou à superfície dos corpos opacos, polidos e brilhantes e todas as representações do género” (in A República , Platão)

Entre o Renascimento e o Romantismo, o conceito de imagem exige um processo racional de identificação simbólica entre dois objectos, por exemplo “a água é como um cristal” ou “a água cristalina”, entendendo assim a imagem como simples representação não mental, mas refinada e sublimada na sua forma.

Uma imagem pode ser, portanto algo mais do que uma simples representação mental, visual ou fantástica, uma imagem construir-se-à também de acordo com uma visão cultural e política do mundo.

Cada um de nós interpreta uma determinada imagem de diferentes maneiras e perspectivas, remetendo assim para um processo de transmissão cultural, a socialização. Os grupos em que estivemos inseridos desde a infância, a família, o meio social onde vivemos, do infantário, programas de televisão, etc. vão influenciar na percepção de uma imagem e de interpretação dela.

Perante isto, questiono, de que forma o publico irá ver o meu trabalho? Que interpretações irão fazer dele?

Considerando que a imagem contemporânea engloba entre outras, a imagem mediática, e que esta envolve a televisão e o cinema.

No meu ponto de vista, a imagem é cada vez mais importante em determinadas obras, ou até em todas. Por exemplo, numa peça de teatro, a imagem, toda a encenação e cenário é importante para captar o público. No exemplo da última peça que vi “Otelo” encenado por Nuno M. Cardoso, possui uma imagem actual, desde o vestuário dos personagens ao cenário e à linguagem abordada, captando maior interesse do público. Provocando um esquecimento de que estou no teatro, esquecendo-me de mim própria, não tendo senão os sentimentos das personagens.

É isto que eu quero provocar no espectador, impacto com a imagem do meu trabalho, de forma a sentirem “entranhando-se” na obra.

É neste ponto que eu pretendo centrar-me ao longo deste ano. Continuar a investigar e explorar esta questão.







.::IMAGENS DE REFERÊNCIA::.






























::Pae White::.






























.::Ghada Amer::.




























.::Ghada Amer::.








O meu objectivo é transportar os meus trabalhlos (minhas criações) para os meios digitais. Experimentar animações, videos, movimentos, ilustrações, etc.









































2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da apresentação e dos teus trabalhos. Parabéns tens muito talento, continua assim:)... Beijo grande

Anônimo disse...

Eu estou de acordo com o Pedro, tens muito talento! Adorei o blog e as cores :)
E obrigado por me teres adicionado aos links :P
vai dando notícias...